quinta-feira, 8 de agosto de 2013

ATRAVÉS DA REENCARNAÇÃO

 

Fora melhor que não existissem na Terra pedintes e mendigos, na expectativa do agasalho e do pão.
Se é justo deplorar o atraso moral do Planeta que ainda acalenta privação e necessidade, examinemos a nós mesmos, quando nos inclinamos para a ambição desvairada, e verificamos que a penúria, através da reencarnação, é o ensinamento que nos corrige os excessos.

Fora melhor não víssemos mutilados e enfermos, suplicando alívio e remédio.
Se é compreensível lastimar as condições da estância física, que ainda expõe semelhantes quadros de sofrimento, observemos o pesado lastro de animalidade que conservamos no próprio ser e reconheceremos que sem as doenças do corpo, através da reencarnação, seria quase impossível aprimorar as qualidades da alma.

Fora melhor não enxergarmos crianças infelizes, suscitando angústia no lar ou piedade na via pública.
Se é natural comover-nos diante de problemas assim dolorosos, meditemos nos ódios e aversões, conflitos e contendas, que tantas vezes carregamos para além do sepulcro, transformando-nos, depois da morte, em Espíritos vingativos e obsessores, e agradeceremos às Leis Divinas que nos fazem abatidos e pequeninos, através da reencarnação, entregando-nos ao amparo e arbítrio daqueles mesmos irmãos a quem ferimos noutras épocas, afim de que nós, carecentes de tudo na infância, até mesmo da comiseração maternal que nos alimpe e conserve o organismo indefeso, venhamos, por fim, a aprender que a Eterna Sabedoria nos ergueu para o amor imperecível na Vida Triunfante.
Terra bendita! Terra, que tanta vez malsinamos nos dias de infortúnio ou nos momentos de ignorância, nós te agradecemos as dores e as aflições que nos ofereces, por espólio de nossos próprios erros, e rogamos a Deus nos fortaleça os propósitos de reajuste e aperfeiçoamento, para que, um dia, possamos retribuir-te, de algum modo, os benefícios que nos tens prodigalizado, por milênios de milênios, através da reencarnação!...

Texto extraído do livro "Estude e Viva" - André Luiz e Emmanuel
Francisco Cândido Xavier - Waldo Vieira



 Os erros e abusos cometidos em nome do Pai Eterno e do Cristo de Deus têm gerado conseqüências danosas. O Cristianismo, tantas vezes desvirtuado, retorna, passo a passo, à sua pureza primitiva. O Espiritismo é o autêntico instrumento desse retorno aos caminhos da evolução e da verdade. Felizmente estabeleceu-se sem o sacrifício de vidas embora arrostando oposições de toda ordem como ainda se verifica nos dias atuais. Mas está patente que se firmou definitivamente. Este fim de século e de milênio deixa isso irrecusavelmente manifesto. Veio para permanecer, para sempre, como patrimônio da Humanidade, como foi prometido.
O século XX parece estar marcado como o último período dos grandes conflitos entre povos e nações. Embora ainda haja muitos desajustes na sociedade humana, o ambiente terreno já comporta o entendimento de que esses obstáculos serão superados a fim de que nova era de paz seja alcançada com base na fraternidade. Mais ou menos dias, finalmente, o mandamento maior de Jesus, o do amor, será observado.
É indiscutível que esse período mostra o maior progresso de todas as eras, mas deixa evidenciadas dificuldades conseqüentes. As devastações de florestas, a poluição do ar e das águas, a interferência que as atividades industriais causam na natureza colocando em risco a segurança da vida das pessoas, são fatos preocupantes e terão que ser devidamente apreciados a fim de se encontrar solução urgente e adequada para tais ocorrências.
Os acentuados avanços científicos e tecnológicos dos tempos atuais não são, lamentavelmente, acompanhados pelo aprimoramento moral das criaturasna mesma proporção, o que é essencial para uma vida melhor. O Espiritismo esclarece que habitamos um mundo de provas e expiações onde o mal predomina.Para podermos transitar num mundo regenerador temos que vencer grandes desafios. A miséria e a pobreza reinantes são exemplos típicos. Para extinguir primeira e melhorar as condições de vida na pobreza é necessário, antes, superar difíceis e poderosos obstáculos, sendo os principais o egoísmo, o orgulho e a ignorância, responsáveis por inúmeras outras calamidades e pavorosos enganos que vicejam no caminho humano.
Para transpor tais barreiras será necessária a adoção dos postulados universais do amor e da fraternidade, não existe outra maneira. O pequenino coração humano deve ser, sempre, abrigo de afeição, mas, freqüentemente, se torna covil duradouro de ódios e sentimentos vis ou cemitério de ilusões.
Deus, espírito e matéria constituem a trindade universal. Tudo que existe em toda parte atesta a existência de Desu e de Suas leis. O espírito é elemento real, não é uma abstração, uma conjetura, como outrora se concebia. Ele se encontra em todo o Universo nos espaços e junto à matéria, atua na Natureza pois é um ser eterno e inteligente. As provas de sua existência são exuberantes, em toda parte. A matéria, por sua vez, é objeto de incessantes estudos e pesquisas, e já está demonstrado que existe em estados inacessíveis aos nossos sentidos físicos quando privados de recursos e meios tecnológicos ou científicos.
O advento do Espiritismo deu-nos a oportunidade de saber, outrossim, que não há no Universo espaço vazio. Tudo é preenchido pelo fluido universal do qual provêm todas as coisas. Contudo, a origem da matéria ainda constitui um dos mistérios que, por enquanto, não alcançamos. Temos que conquistar, antes, a humildade a fim de conseguirmos nos ajustar à realidade. Tal virtude nos faculta acesso às verdades eternas, por meio de estudo, perseverança, esforço nas tarefas do bem e do amor ao próximo. Eis para onde aponta a agulha da bússola do Consolador indicando o rumo do futuro ditoso.

Washington Borges de Souza
( Texto retirado da revista "Reformador", Julho, 1999, pág. 12 )

Nenhum comentário:

Postar um comentário